Palestra sobre equilíbrio financeiro foca em estratégia conjunta da família

A boa administração financeira com a participação da família foi um dos temas abordados na Palestra de Finanças Pessoais ministrada pelo instrutor Alexandre Cerqueira para servidores e estagiários, na manhã desta quarta-feira (18), no auditório da CDP, no 5º andar do Edifício Médici, em Nazaré. A iniciativa, da Secretaria de Gestão de Pessoas, faz parte do Programa de Educação Financeira do TRT5, e contou com o apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP).

De acordo com Cerqueira, prever o potencial transtorno do desequilíbrio financeiro e manter o diálogo com a família sobre ganhos e despesas são os dois pilares fundamentais para qualquer sucesso nas finanças. " Além de tentar colocar as contas mensais em dia, é preciso saber quais os hábitos ou atitudes têm trazido dívidas. O cônjuge e os filhos precisam estar cientes de todas as iniciativas de economia para auxiliarem no processo'', explicou.

O instrutor ainda mostrou como uma planilha pode ajudar no controle dos gastos. ''Tem aplicativos com planilhas específicas ou até as anotações no caderno ajudam, principalmente com as despesas variáveis, que são aquelas que você não planejou no orçamento'', disse.

 

Secom TRT5 (Nailan Brasil) - 19/10/2017