Pesquisa de clima organizacional revela melhoria em todos os aspectos no TRT5

A Pesquisa de Clima Organizacional e de Qualidade de Vida no Trabalho do TRT5 2017, cujos resultados estão disponíveis no Portal do Tribunal/Institucional/Gestão Estratégica/42, apresentou melhoria em todos os temas analisados, com destaque para Informática e Comunicação.

Na questão "Os recursos de informática (ferramentas) disponibilizadas pelo TRT atendem às necessidades do trabalho", a satisfação saltou de 56% entre os servidores da área judiciária da capital, para 81%.  Junto ao público do interior e da área administrativa, houve um incremento médio de 19,5% na avaliação desse aspecto, com resultado positivo de 77% no interior. No tema relacionado à Comunicação, o resultado revela um aumento significativo na utilização dos canais disponibilizados como o Secom Atende, e-mail institucional e demais mídias eletrônicas de comunicação.

Nas questões "Quando decisões tomadas na organização impactam no meu trabalho, há possibilidade de revisão?" e "Comunicação com clareza e transparência aos servidores das mudanças em procedimentos e estratégias do Tribunal" os resultados também demonstram melhoria na percepção dos servidores. Segundo a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), responsável pela aplicação da pesquisa, esse resultado revela avanço no processo comunicacional e representa fator de proteção à saúde de servidores para manejo do estresse gerado diante de
mudanças organizacionais.

PESQUISA BIENAL - A pesquisa, realizada a cada dois anos desde 2009, analisa aspectos como segurança e saúde no trabalho; oportunidade para uso e desenvolvimento da capacidade humana; integração social no ambiente laboral; comunicação dentro da organização; oportunidade de carreira e garantia profissional; a interferência do trabalho no espaço total de vida e a relevância social de vida no ambiente de trabalho.

O levantamento é usado como uma ferramenta de gestão a partir da comparação entre as áreas judiciária e administrativa e entre área judiciária da capital e do interior; de forma a sinalizar os pontos onde há necessidade de maior investimento. Também é avaliada a evolução dos resultados com relação aos anos anteriores,o que possibilita identificar os pontos de melhoria na percepção dos servidores, identificando-se o resultado de ações empreendidas, como é o caso dos investimentos realizados na área de Tecnologia da Informação.

A SGP recomenda a leitura do resultado, entendendo que todo processo de mudança de cultura é construído de forma continuada, com a participação de todos os envolvidos.

 

Secom TRT5, com informações da SGP - 24/10/2017