Presidente do TRT5 abre Encontro de Diretores de Varas ressaltando a importância da categoria

A presidente do TRT5, desembargadora Dalila Andrade, abriu o 22º Encontro de Diretores de Secretaria de Vara do Trabalho, nesta quinta-feira (29/9), manifestando seu reconhecimento “pelo excelente trabalho” desenvolvido pela categoria nos últimos dois anos. O agradecimento foi em razão das dificuldades enfrentadas durante a pandemia, superadas, na avaliação da presidente, em grande parte graças ao empenho e profissionalismo dos diretores de secretaria. O corregedor e a vice-corregedora, desembargadores Alcino Felizola e Luíza Lomba, respectivamente, e a desembargadora Débora Machado, presidente eleita do Tribunal para o biênio 2021-2023, também participaram da saudação de abertura.

Na abertura, a presidente Dalila Andrade, apresentou a programação do evento. “Um dos focos é a preservação do bem-estar e da nossa saúde física e mental, essenciais no momento em que vivemos. Também discutiremos temas que impactam diretamente no trabalho de 1º Grau”, afirmou. Discorrendo sobre as ações da atual gestão, a magistrada ressaltou a implantação das audiências e sessões telepresenciais; a digitalização dos autos físicos; a reorganização do arquivo; e a recente regulamentação do teletrabalho no TRT5. Ela também anunciou a implantação do memorial da Justiça do Trabalho na sede da Paralela e comemorou a nacionalização do Sisdov e a implantação, no TRT5, do sistema de gestão de precatórios (GPrec).

Os desembargadores Alcino Felizola e Luíza Lomba agradeceram aos diretores das unidades nas quais fizeram correições e lamentaram não ter sido possível, em razão da pandemia, realizar os trabalhos de forma presencial. Já a presidente eleita, Débora Machado, ressaltou a importância de se ter uma comissão de diretores com legitimidade e representatividade. “Só assim conquistaremos as melhorias concebíveis, através do diálogo e da discussão de possibilidades, alternativas e propostas para uma prestação cada vez melhor”, disse.

Encontro

Organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e realizado de forma telepresencial, o encontro é uma oportunidade para diretores de Vara discutirem desafios comuns, em especial os enfrentados durante a pandemia da covid-19. Os temas abordados incluem gestão administrativa, sistemas judiciários e também questões de saúde, abordando temáticas como liderança transformacional, saúde psíquica e estratégias emocionais, além de informações sobre o Projeto de atenção integral à saúde do TRT5. Durante o encontro é realizada a eleição da Comissão de Diretores de Varas, cujos membros atuam como interlocutores com a administração.

Palestras

O primeiro dia do evento teve como foco a gestão do Tribunal durante o trabalho remoto. O diretor-geral, Tarcísio Filgueiras, apresentou o tópico “Ações durante a pandemia, plano de retomada e cenários para o TRT5”. Em seguida, o diretor da 1ª Vara de Simões Filho, Antonio José Góes,  representando a Comissão de Diretores, fez uma análise dos desafios enfrentados pelos gestores nos últimos anos e também destacou  a dedicação e entrega dos diretores que contribuíram para a garantia da prestação jurisdicional. O secretário de Gestão Estratégica, Márcio Fernando Ribeiro, fechou a programação abordando o tema “Indicadores estratégicos e reforma administrativa”.

Nesta quinta (30), os destaques serão as palestras “Liderança transformacional - Gestão da mente para lidar com o estresse”, ministrada pela Fundação Arte de Viver, apresentação dos sistemas GPrec e Sistema Integrado de Pagamento(SIP), além da palestra “Impactos da RA CSJT nº 296/2021 nas Varas do Trabalho”, que será conduzida pelo diretor da 2ª Vara do Trabalho de Simões Filho, Rogério Pio. Já na sexta (1°/10), último dia do evento, além da palestra “Saúde psíquica e estratégias emocionais” com a psicóloga Mônica Veras, haverá eleição da nova Comissão de Diretores.

Confira a programação completa do evento

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 30/9/2021